Como fazer o estorno de uma venda?
Tempo de leitura: 2 minutos
O processo de cancelamento e estorno varia de acordo com o momento em que é feito: antes ou depois de 24 horas após a venda.
Antes de 24 horas:
Para vendas feitas pelo app PagVendas, siga os passos abaixo:
- Faça o login no app PagVendas. No menu inferior, clique em Gerenciar;
- Selecione Relatórios e clique em Histórico de vendas;
- Selecione a venda que será cancelada;
- Clique em Estornar e depois em Cancelar.
Para vendas feitas por maquininha, selecione o modelo para ver o passo a passo:
- Minizinha
- Minizinha Chip
- Moderninha Wifi
- Moderninha Pro
- Moderninha Plus
- Moderninha Smart
- Moderninha X
- PagPhone
Depois de 24 horas:
Já se a venda foi feita por outros meios ou em um período superior a 24 horas, o estorno só pode ser feito através do site PagBank. Veja como:
- Acesse o site do PagBank e faça login em sua conta;
- No menu lateral, clique em Extratos e Relatórios;
- Selecione a opção Vendas e Recebimentos;
- Na aba O que vendi, procure a venda pela data em que ela foi feita;
- Selecione a venda e clique em Devolver ao comprador;
- Para finalizar, clique em Devolver.
E mais: o formato de devolução varia de acordo com o meio de pagamento usado pelo cliente, sendo:
- Cartão de crédito: o estorno é feito pela administradora do cartão e um crédito é concedido na fatura. O PagBank envia um e-mail de confirmação informando a data em que o crédito foi encaminhado para o banco emissor. Já o prazo para o crédito no cartão pode variar conforme a data de fechamento da fatura e a política de cada administradora. O estorno de bandeiras nacionais, como Aura e FortBrasil, é feito diretamente na conta PagBank;
- Débito online em conta-corrente, transferência entre contas PagBank e boleto: estorno feito em forma de crédito na conta PagBank. O saldo pode ser usado para uma nova compra ou o saque do valor para a conta bancária;
- Pix: o estorno de uma venda feita via Pix leva apenas alguns minutos e o valor retorna para a conta usada no pagamento.
Lembrando que:
- Quando estornada, a venda é cancelada e o valor é devolvido para o cliente;
- Para estornar uma venda é preciso ter saldo na conta.
- Ao fazer um cancelamento, o status da venda aparece como Cancelado em seus relatórios.
Quer saber mais sobre o processo de cancelamento e estorno? Acesse o blog do PagBank.