O que é saldo bloqueado na minha conta PagBank?
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Quando o PagBank identifica ou é notificado sobre qualquer possível irregularidade em uma conta, o saldo dela é bloqueado até que alguns procedimentos de segurança sejam feitos. Isso acontece para garantir a proteção do seu dinheiro e de suas informações. Veja alguns cenários em que isso pode acontecer:
Saldo bloqueado após transferência para outra conta bancária de mesma titularidade
Se você teve o saldo bloqueado após tentar transferi-lo para uma outra conta, não se preocupe. Isso significa que o valor está em compensação e que sua liberação será feita em até 24 horas úteis.
Saldo bloqueado após transferência para outra conta bancária de outra titularidade
Se você estiver tentando transferir valores de sua conta PagBank para outra conta pela primeira vez, o saldo pode ser bloqueado por até 5 dias úteis para que seja feita uma verificação de dados. Mas fique tranquilo: após essa avaliação, as futuras transações ocorrerão normalmente.
Saldo bloqueado durante situações de disputa ou contestação
Se você estiver passando por um processo de disputa ou contestação, o saldo de sua conta ficará bloqueado até que se chegue a uma resolução. Neste caso, você receberá um e-mail com todas as informações sobre o bloqueio.
Saldo bloqueado por análise de risco
Caso seja identificada alguma transação suspeita, movimentação não compatível com o perfil do seu negócio ou uso indevido da maquininha, seu saldo poderá ser bloqueado para análise pela equipe de segurança. Nessas situações, você é notificado por e-mail e recebe orientações sobre as ações necessárias a serem feitas. Lembrando que o desbloqueio está condicionado à análise e validação das informações cadastradas, além da documentação adicional que pode ser solicitada.
Em alguns casos, quando confirmado o uso da conta de maneira irregular, além do bloqueio do saldo, sua conta pode ser totalmente bloqueada e as atividades ilícitas evidenciadas pelo PagBank são reportadas aos órgãos reguladores e judiciais, como o COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).
Saldo bloqueado por ordem judicial
Caso seja determinado, através de ordem judicial, o bloqueio do saldo de sua conta, a resolução deve ser feita diretamente com o Cartório da Vara judicial no qual a ordem foi determinada.
Saldo bloqueado por notificação de infração
Em situações em que uma transferência Pix recebida precisa ser analisada, o valor correspondente à transação fica bloqueado por questões de segurança. Exemplo: se você tem R$ 500 de saldo na conta, mas uma transferência recebida no valor de R$ 100 está em análise, essa quantia é bloqueada e o saldo restante (R$ 400) permanece disponível para movimentação. O prazo para análise é de até 7 dias corridos.
Saldo bloqueado por inadimplência de empréstimo ou de cartão de crédito
Além das questões de segurança, outra razão para que o seu saldo seja bloqueado é por inadimplência. Se você possui um empréstimo ou um cartão de crédito PagBank e está com o pagamento da parcela/fatura atrasado, o saldo de sua conta será bloqueado e a liberação estará sujeita à quitação dos valores. Em ambos os casos, o saldo é desbloqueado imediatamente após a identificação do pagamento pelo sistema.
Importante:
- Em alguns casos, é necessário enviar documentação para o desbloqueio do seu saldo. Você pode fazer isso pelo site ou app PagBank;
- Confira sua agenda de recebíveis para saber quanto tempo o valor de cada venda leva para cair na sua conta, baseado no plano de recebimento;
- No blog do PagBank você pode conferir um conteúdo completo com os principais motivos que levam o saldo a ser bloqueado.
Caso precise de ajuda com temas relacionados a bloqueio de saldo ou transação, entre em contato com o nosso time SOS Bloqueio pelo telefone 0800 721 4002. O atendimento está disponível todos os dias das 8h às 22h40.