O que é e como funciona uma ordem em renda variável?
Tempo de leitura: 2 minutos
Basicamente, uma ordem é como um sinal que o investidor dá para que uma ação de compra e venda seja executada.
Quando você quer comprar uma ação, deve enviar uma ordem de compra para a corretora. A partir daí, essa solicitação é repassada para a Bolsa de Valores, que pode aceitar, ou não, o pedido. O mesmo acontece quando você quer vender uma ação.
O sistema mais comum de compra e venda da Bolsa é a ordem a mercado, em que as ordens são executadas no exato momento em que são emitidas. Considerando que a execução é instantânea, o preço não é fixado. Isso significa que a quantia a ser paga pela compra ou a ser recebida pela venda corresponde ao valor vigente no momento da ordem.
Lembrando que a ordem de compra e venda pode ser enviada pelo home broker ou diretamente pelo site ou app PagBank.
Já com relação à validade das ordens, existem 3 modalidades diferentes e é você quem define qual delas quer aplicar para a execução da compra ou venda do ativo:
1. Dia (válido para hoje) Limitado
Neste caso, a ordem fica aberta apenas no dia em que foi enviada. Se até o fim do dia a ação não atingir o preço desejado, ela é automaticamente cancelada ao fim do pregão. Se quiser, você deve enviar uma nova ordem no dia seguinte.
2. VAC (válida até cancelar)
Neste tipo, a ordem fica aberta até sua execução, ou seja, até quando a ação atingir o preço estabelecido por você. Ela também pode ser encerrada caso você ou a B3* façam o cancelamento.
3. VAD (válida até a data)
Por fim, neste cenário a ordem fica aberta até o dia selecionado por você no calendário. Ao final desse dia, a ordem é cancelada caso não seja executada.
* As ordens podem ser canceladas pela Bolsa de Valores quando acontecer algum evento que altere o preço da ação, como o pagamento de dividendos ou a aplicação de juros sobre capital próprio.