Como fazer uma venda com o PagVendas?
Tempo de leitura: 4 minutos
Com o PagVendas você tem maior controle e organização do seu negócio, além de poder aceitar os principais métodos de pagamento do mercado. Veja como fazer uma venda:
Venda de produtos cadastrados no app PagVendas:
- Faça login no app PagVendas e inicie uma venda clicando no botão + ou adicionando um produto já cadastrado e clique em Cobrar;
- Selecione a forma de pagamento* e aperte Confirmar pagamento.
Venda de produtos não cadastrados no app PagVendas:
- Faça login no app PagVendas e informe o valor do produto usando o teclado que é exibido na tela inicial;
- Clique no carrinho de compras para registrar o produto no caixa e depois clique em Cobrar. Você pode adicionar quantos itens quiser;
- Selecione o meio de pagamento* e siga os passos exibidos na tela.
Você ainda pode imprimir ou enviar o comprovante da venda para o e-mail do seu cliente.
- Abra o aplicativo PagVendas e clique na opção Gerenciar, no rodapé da tela;
- Selecione Boletos e depois Criar nova cobrança via boleto;
- Preencha as informações de valor, produto e vencimento e clique em Continuar;
- Você pode vincular um cliente à venda selecionando um já cadastrado ou preenchendo seus dados;
- Verifique as informações e confirme clicando em Gerar boleto.
Ao fim desse processo, é possível copiar o código de barras ou compartilhar o arquivo diretamente pelos principais aplicativos.
Venda por leitura de código de barras:
- Acesse o menu e vá em Configurações;
- Localize a opção de Leitor de código de barras externo e habilite-a.
Feito isso, você deve seguir os passos abaixo no momento da venda:
- Na tela inicial, selecione a aba Produtos;
- Em seguida, selecione o ícone de código de barras;
- Agora aponte o dispositivo (celular, pistola de leitor, Moderninha Smart ou X) para o código do produto a ser vendido.
Informações adicionais:
- *Formas de pagamento disponíveis: crédito, débito, boleto, venda digitada, Tap On, Link de Pagamento, dinheiro, fiado e cheque. Você pode ativar ou desativar alguma delas clicando em Perfil > Configurações > Tipos de pagamento> Ativar ou desativar forma de pagamento;
- Lembrando que as opções cheque, dinheiro, fiado e maquininha são apenas para registro e acompanhamento das vendas;
- Vendas à vista: valor mínimo de R$ 1; Vendas parceladas: parcela mínima de R$ 5;
- Para pagamentos na modalidade fiado, é possível manter o controle da pendência cadastrando os dados do cliente;
- Caso a modalidade fiado não esteja disponível na tela, você pode ativá-la clicando em Perfil > Configurações > Tipos de pagamento > Fiado;
- Para receber pagamentos via Pix, você deve ter uma chave cadastrada;
- O valor mínimo para venda por boleto é de R$ 5 e a taxa aplicada é de R$ 3,99, aplicada após o pagamento do documento;
- Você pode oferecer ao seu cliente a possibilidade de quitar o débito usando mais de um meio de pagamento. Para isso, basta ativar a opção dividir pagamento, que fica disponível no topo da tela, acima do valor da venda. Não há limite da quantidade ou combinações das formas usadas. Essa funcionalidade não está disponível para vendas com o Tap On;
- Para vincular um vendedor a uma venda, clique no ícone do boneco, no canto superior direito, e atrele o nome do vendedor;
- Se você usa uma Moderninha X ou Smart em seu estabelecimento, pode fazer uma venda em modo anônimo, ou seja, sem precisar se logar no PagVendas. Porém, lembre-se de que dessa forma as funcionalidades do app ficam restritas (apenas venda pelo teclado e para débito, crédito e voucher, além da consulta do histórico de vendas). E mais: as vendas feitas nesse formato ficam disponíveis na conta de e-mail usada para a ativação da maquininha;
- Você também pode usar o Tap On, um recurso do PagBank em que você transforma o seu celular em uma maquininha e vende de maneira prática e segura.