Como solicitar o Saque Calamidade?
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Se você está enfrentando uma situação de emergência/calamidade pública causada por um desastre natural, pode solicitar o Saque Calamidade diretamente no aplicativo FGTS. Veja como:
- Faça login usando CPF e senha;
- Clique na opção Saques ou Meus Saques, no rodapé da tela;
- Selecione Solicitar saque e escolha como motivo a opção Calamidade pública;
- Se solicitado, faça as verificações de segurança e a leitura dos termos e condições;
- Selecione o município de sua residência e informe os dados necessários;
- Escolha onde deseja receber a quantia (na conta Caixa ou outro banco) e envie os documentos listados pelo aplicativo.
A solicitação será analisada e o valor creditado em sua conta.
Lembrando que você pode cadastrar o PagBank para receber o valor. Veja como:
- Acesse o app FGTS e clique em Meus saques ou Meus dados;
- Vá até a opção Conta bancária e selecione Cadastrar conta bancária (ou alterar, caso já tenha outra instituição cadastrada);
- Faça a validação de segurança e informe os dados da sua conta PagBank;
- Confirme o procedimento.
Lembrando que:
- Essa modalidade é liberada quando a emergência/calamidade pública é definida através de decreto (municipal, estadual ou federal);
- O prazo mínimo para saque pelo mesmo motivo é de 12 meses. Importante: para moradores afetados pelas chuvas e alagamentos no Rio Grande do Sul em maio/24, esse prazo está suspenso;
- Já o prazo máximo para solicitação do recurso é de 90 dias, a contar da data de publicação do decreto.