Como contestar um Pix?
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Se você sofreu um golpe/fraude em que houve perda financeira via Pix, pode fazer a contestação diretamente pelo app PagBank. O processo é possível por meio do MED (Mecanismo Especial de Devolução), criado pelo Banco Central. Com ele, você contesta a quantia perdida e solicita análise para devolução.
Veja como contestar através do app PagBank:
Acesse o app PagBank e clique em Pix e Transferências;
Clique em Contestar um Pix, selecione a transação que deseja contestar e informe o motivo;
Clique em Confirmar e informe mais detalhes sobre o golpe ou fraude;
Clique em Concluir.
A análise do caso é feita em até 7 dias corridos. Se ela for aceita e houver saldo disponível para devolução*, o prazo é de até 4 dias corridos após sua conclusão.
Importante:
O MED não se aplica em casos de conflitos transacionais entre os usuários, transferências feitas por engano ou erro de digitação da chave Pix;
A contestação deve sempre ser feita no banco de origem (do qual o dinheiro foi retirado);
A solicitação deve ser feita em até 80 dias após a data da transferência;
Lembrando que a devolução só acontece se a instituição recebedora confirmar que houve golpe/fraude e ainda houver saldo disponível. Caso contrário, o valor não é devolvido.
*Em caso de golpes e fraudes, o valor a ser devolvido é definido com base na quantia ainda disponível na conta recebedora. Exemplo: você sofreu um golpe de R$ 200 e o golpista gastou R$ 100. Neste caso, a devolução será de R$ 100, por ser o valor ainda disponível na conta.
Se preferir, você também pode contestar um Pix em caso de golpe/fraude através do telefone 3004-4770 ou pelo Canal de Denúncia, disponível todos os dias, 24h por dia.